O Digital Out of Home (DOOH) existe no mercado há já alguns anos, mas continua a ser um dos meios de publicidade menos valorizados pelas marcas. Quando comparada com o Google ads, ou anúncios colocados noutros websites, a publicidade DOOH oferece enormes benefícios, que são muitas vezes ignorados por marketeers em busca de formas mais eficientes de alcançar o seu público.
O Mercado da Publicidade Digital Out of Home
O mercado da publicidade digital Out of Home (DOOH), uma variante do Out of-Home (OOH) tradicional, está em expansão.
Segundo um relatório do final de 2021, produzido pela Research and Markets – Digital OOH: Global Market Trajectory & Analytics” – espera-se que o mercado global do DOOH atinja os 35.1 mil milhões de dólares até 2027, sendo que os Estados Unidos representam 30% dessa fatia.
Neste artigo, explicamos 6 dos maiores benefícios da publicidade DOOH quando comparada com a publicidade online. Esperamos também mostrar porque deve ter em consideração este método na sua atual estratégia de marketing.
1. Maior impacto no público
Chegar a um número significativo de pessoas pode apresentar-se como um desafio no clima atual, especialmente quando os leitores e consumidores de meios tradicionais são cada vez menos. A isso, devemos adicionar o facto de que as plateias online estão cada vez mais divididas. O DOOH atravessa toda esta fragmentação, assegurando que as mensagens são vistas pelas pessoas no seu quotidiano, enquanto estão ligadas ao meio que as rodeia.
Na verdade, há provas de que os consumidores estão a passar mais tempo fora de portas, dando maior força à publicidade exterior e demonstrando que há uma saturação dos dispositivos digitais.
Tendo em conta que os Estados Unidos são o barómetro para a tendência internacional, um relatório de 2021, conduzido pela Out Of Home Advertising Association Of America (OAAA) e a Harris Poll, revela que 75% dos inquiridos estão a prestar cada vez menos atenção a publicidade digital, devido ao uso excessivo de dispositivos. Temos aqui um enorme indicador de que a publicidade Out of Home tem maior potencial para preencher esse vazio.
O estudo também aponta que os consumidores estão mais receptivos a mensagens Out of Home, especialmente nas grandes zonas urbanas.
Mais de metade (55%) dos consumidores residentes em grandes cidades (mais de 1 milhão) afirmam que estão mais conscientes de mensagens OOH e DOOH, quando comparados com 41% da população em geral. Ainda mais importante, mais de um terço (34%) dos transeuntes das grandes cidades, dizem que o OOH está a ter influência nas suas decisões de compra.
2. Direcionado, mas não intrusivo
Tem sido demonstrada alguma preocupação, da parte de organizações dedicadas à privacidade do consumidor, sobre o uso de publicidade com base em comportamentos registados a partir de motores de busca e redes sociais, levando à construção de perfis com base na atividade pessoal.
Por exemplo, segundo uma investigação recente do Wall Street Journal, há aplicações muito populares relacionadas com saúde que partilham informação bastante pessoal com páginas de conexão social.
Os próprios consumidores estão cada vez mais preocupados com a sua privacidade digital, o que está a erodir a confiança.
De acordo com o estudo KPMG que envolveu 2000 pessoas e 250 profissionais de negócios, 70% das empresas aumentaram a recolha de informações pessoais só no último ano. O mesmo estudo mostra que 86% das pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua privacidade.
A maneira como se regista a informação no DOOH é completamente diferente do online, o que significa que as preocupações com a privacidade são significativamente reduzidas, ou até mesmo eliminadas. Com o Digital Out of Home, em vez de se recolher e guardar informações altamente sensíveis e pessoais, o direcionamento é feito através da localização anónima de dispositivos móveis, apenas para perceber as movimentações do público, assim como as rotinas perto do ecrã. O impacto é medido através de métodos em concordância com o GDPR e que não comprometem a privacidade das pessoas.
Ao longo do tempo, é criada uma imagem completamente anónima das movimentações do público. Desta maneira é possível descobrir padrões de consumo sem nunca identificar o consumidor.
Isto significa que o DOOH é perfeito para grandes plateias e não para um indivíduo em concreto.
3. O bloqueio de publicidade online
Remarketing – a prática de publicidade online que se baseia em cookies para seguir os consumidores durante o seu percurso de navegação. É intrusiva e acaba por criar fatiga de anúncios online. Os consumidores já responderam a isto com a instalação a ad blockers a um nível massivo, especialmente em dispositivos móveis.
Segundo o relatório da PageFair em 2021, o número de dispositivos a usar ad blockers duplicou de 282 milhões para 586 milhões, entre 2015 e 2020.
Felizmente, o público não pode bloquear a publicidade DOOH.
O Digital out-of-home é imune a ad blockers, assegurando que os anúncios atingem o seu público em todas as situações.
4. Campanhas DOOH são mais fáceis de montar
As campanhas de Digital OOH podem ser criadas de forma eficiente a partir de plataformas programáticas de DOOH (pDOOH). Simplificando, pDOOH é a compra e entrega automática de publicidade DOOH para ecrãs digitais espalhados por várias localizações.
Através de uma plataforma programática especializada, as pessoas ou entidades que pretendem publicitar, escolhem as condições em que o desejam fazer (como, quando, onde, quem) e como a desejam pagar. Quando essas condições são validadas, os espaços são adquiridos e os anúncios distribuídos de forma automática.
Com apenas alguns clicks, qualquer marketeer pode planear as suas campanhas com base na alocação de orçamento ou parâmetros relacionados com a localização dos ecrãs.
Esta facilidade de compra também abre as redes de digital out-of-home a negócios mais pequenos, que não utilizavam normalmente estes recursos na sua promoção.
5. Chegue a pessoas prontas a interagir – Incluindo o Ponto de Vendas
Para além de locais à beira da estrada, o DOOH pode ser utilizado em localizações onde as pessoas estão apenas a passar tempo ou simplesmente a relaxar, tais como aeroportos, estações de metro, estádios e centros comerciais. É também nestes locais que a intenção de compra é maior quando comparada com o online, onde a situação pode ser de trabalho ou simplesmente a falar com os amigos nas redes sociais. O tempo que se passa nestes locais é muito, o que torna o público mais permeável.
A capacidade do DOOH poder chegar até aos consumidores quando o desejo é maior, capta atenção, estabelece relações e leva a mais compras em lojas físicas. É o que o separa de outros canais. Como tal, o DOOH pode ser extremamente eficaz em qualquer parte do funil de vendas, impactando, não só a notoriedade da marca, mas também no volume de vendas em loja.
A publicidade DOOH é extremamente valiosa para chegar aos consumidores no momento anterior à decisão de compra. Este aspeto permite aos marketeers chegar ao consumidor na altura que interessa mais.